O PENSAR ESTRATÉGICO: Quando ter as minas não é o suficiente, é preciso executar e extrair o ouro!!
Se aprende que o Planejamento Estratégico é um documento estruturado com todas as ações de uma organização para um determinado período, que deve embasar as decisões que o farão alcançar os resultados que atenderão seus objetivos.
As regras básicas para formular uma estratégia estão mudando rapidamente à medida que o mundo se redefine, não será mais suficiente desenvolver uma estratégia baseada apenas nas análises competitiva do setor. Em vez disso, todas as estratégias precisam levar em consideração o ambiente de negócios globais em constante evolução. (Larry e Ram Charam 2002)
Vamos fazer um recorte de alguns pontos da entrevista da Dra. Tereza Cristina, Ministra da Agricultura do Brasil, ao CNN Brasil Business, sobre os possíveis impactos negativos da guerra do Leste Europeu em nossa produção agrícola, por conta da dependência de fertilizantes. É possível extrair algumas lições do que um gestor, seja ele de uma grande ou pequena empresa, não deve fazer quando da estruturação do planejamento estratégico:
MAPEAMENTO DE CENÁRIO
O lendário SUN TZU, no clássico a Arte da Guerra, adverte que “conhecer o terreno das batalhas é tão imprescindível quanto vencê-la”. O ambiente de negócios é cada vez mais dinâmico e estável, não o desconsiderar é uma fatalidade. Para os observadores de tendências, atravessamos a avenida, agora estamos do outro lada de VUCA, o território agora é de BANI, o que era volátil e incerto; agora passou a ser frágil, ansioso, não linear, incompreensivo é líquido – difícil de controlar – é imprevisível mapear os riscos que circundam os principais produtos ou conhecimento de um negócio.
A DIMENSÃO TEMPORAL
Para os estrategistas e pensadores de negócios, ´um planejamento deve conter suas perspectivas de médio e longo prazo. Nas palavras da Ministra “o Plano Nacional de Fertilizantes, elaborado desde o ano passado […] há um ano” quer dizer que a sustentabilidade de um dos maiores pilares da economia nacional, no “gerúndio” está sendo elaborado há um ano!
É bem verdade que não dá para colocar tudo na conta da ministra Tereza Cristina, isso é algo estrutural, mas é incompreensível pensar que a estratégia da agricultura da nação que é considerado o segundo maior produtor de alimentos do mundo não tenha um planejamento de longo prazo.
ENREDAMENTO COM QUESTÕES BUROCRÁTICAS
Embora a Ministra tenha afirmado que “nós temos as minas de potássio, de fósforo e temos a ureia,” deixou claro que o projeto para diminuir a dependência do país por fertilizantes é tema que “estamos articulando com outros ministérios e a iniciativa privada para ponderar os gargalos tributários, das legislações e ambientais”. Uma equipe que fica embaraçada com as burocracias e alinhamentos internos enquanto o mundo dos negócios pede agilidade nos processos não consegue ser competitiva.
APAGANDO INCÊNDIO
Nada deve ser mais terrível a um comandante que se ver obrigado a sair do seu posto estratégico para a posição de bombeiro. Afinal de contas, ele deverá, sempre que preciso, acionar os botões que estabilizam a aeronave.
Você que é responsável por pensar na estratégia de seu negócio, seja ele grande ou pequeno, fique atento! Cuidado para não ficar deitado em “berço esplêndido” achando que não é preciso contratar competências para contribuir no planejamento e gestão de sua empresa, tecnologia para agilizar seus processos, melhorar seu atendimento e sua gestão financeira. Enfim, temos todas as alternativas e não precisamos mudar. Vamos flexibilizar um pouco e continuar falando de negócios!
E você, já pensou na segurança do seu negócio e como um planejamento pode ajudar a mapear cenários e caminhos?