×

A GESTÃO ESTRATÉGICA DE SEU ESTOQUE PROPORCIONA ESSES 7 BENEFÍCIOS QUE GERAM VALOR AO NEGÓCIO?

25 maio, 2022

A gestão de estoque é um item entre tantos dentro de um negócio que tem a extrema necessidade de ser gerenciado. Ele é, principalmente para as empresas comerciais, algo tão importante quanto outros recursos dentro da organização – como fluxo de caixa e a gestão tributária.  Essa necessidade não é algo que ganha importância só no mundo tecnológico, visto que para o Mestre Lopes de Sá (2006, pg. 47) os antigos povos Sumérios já se utilizavam das figuras, da linguagem e da numerologia predominante em sua época para ter o controle dos seus estoques de animais, de peixes, do óleo e de seus bens preciosos.

As ferramentas utilizadas para esse controle eram de extremo labor, uma vez que, eles confeccionavam pequenas placas de argila com desenho dos itens em estoque – como um peixe, um cordeiro, um maço de trigo ou cevada seguidos de símbolos numéricos. Além disso, cunhavam uma gravura que representava o local onde os bens estavam armazenados, que poderia ser um barco, um depósito etc. Imagina-se que a preocupação com esse controle era só para evitar os desvios e para garantir o viés patrimonial.

O mundo pós-moderno, segundo Ran Charan (2002) apresenta algumas variáveis no mundo dos negócios, entre elas: a concorrência mais agressiva, a necessidade de gerenciamento de ricos e os governos mais infiltrados no ambiente de negócios. Logo, trazendo essas variáveis para dentro do tema, podemos perceber que o olhar sobre a gestão de estoque precisa estar no radar dos gestores.

O que causa um certo desconforto é saber que, em uma geração marcada por um aparato tecnológico super acelerado, ainda se encontra um elevado número de gestores de Pequenas e Médias Empresas (PMEs), que não dão à devida importância a gestão desse segmento dentro de suas empresas, lembrando que focar na gestão de estoque, com certeza, trará pelo menos, 7 grandes benefícios a sua empresa:

Evita rupturas de produtos no estoque que leva a empresa a perder vendas, travando assim seu crescimento;

Garantia das margens que a empresa precisa para bancar a sua operação e gerar lucros aos proprietários, sócios e investidores;

Evita os excessos de estoque que causa pânico no fluxo de caixa – os recursos financeiros que a empresa precisa para bancar as suas obrigações diárias – uma vez que não será bloqueado o capital de giro com compras desnecessárias;

Evita perdas por vencimento ou desvios de itens que geram prejuízos aos negócios;

Garante, além da gestão de giro, uma boa precificação de custos dentro da empresa, o famoso CMV (custo das mercadorias vendidas);

Garante a segurança tributária, evitando assim auto de infração ou multa por erro no quantitativo do estoque;

E, por fim, os demais indicadores advindos desse setor contribuem para um diagnóstico do resultado e patrimônio da empresa, dando percepção do real valor financeiro do negócio.

Este texto não tem a pretensão de dissecar sobre o tema, pois temos muita gente boa falando sobre ele por aí, o nosso objetivo é despertar em você que é gestor de uma Pequena ou Média Empresa – que às vezes as soluções para o crescimento e geração de valor do negócio podem estar diante dos seus olhos, basta dar importância ao que realmente importa!

E você? Já pensou na gestão linear do seu negócio e como uma gestão dos seus estoques podem ajudar a mapear cenários e caminhos de resultados?

× Como posso te ajudar?